Arquivo do blog

domingo, 25 de novembro de 2012

Peru - Lima


Bien Venidos a Peru !

La tierra encantadora por sus colores y amables personas!!!. 

Eu começo meu blog repaginado por aqui.
Foi o meu primeiro mochilão. Andei pelo Peru e um pedaço da Bolívia. Uma viagem que me fez ver e repensar sobre alguns valores, além de me enriquecer como pessoa. Eu já havia saído do Brasil antes, mas dessa vez foi diferente, (soou como independência de certa forma) vivenciar 24hs uma cultura embora tão perto de nós, tão rica quanto encantadora.

Foram 2 meses de viagem no total. Passando por 6 cidades.
Lima - Trujillo (playa de Huanchaco) - Cusco - Machu Pichu - Copacabana - La Paz - Puno. 

Aqui eu começo com Lima e algumas fotos, algumas informações também.

Fui a um mercado local a uns 15minutos do bairro Miraflores, muito legal pra ver as frutas que o país oferece. Nesse mesmo mercado se encontra de tudo, desde açougue até lanche com salgadinhos da terra, que eu não provei muitos por questão de higiene. Mas comprei a famosa banana seca. Tipo um pacote de ruffle's mas é de banana, salgadinha, muito boa! 



Uma praça em Miraflores, próximo a praça Kennedy. 
Templo del Sol de Pachacamac - Na verdade são muitas ruínas que estão sendo restauradas. Parece que no último terremoto de grande intensidade destruiu boa parte das ruínas. 
Eu fiz esse passeio de MiraBus = 50soles (tour de 4horas), fomos até um lugar que tem um grande ecossistema, em uma região mais afastada, e de lá fomos à estas ruínas. 
Confesso que esse passeio que eu paguei me deixou um pouco frustrada, deveria ter escolhido um roteiro melhor.. Mas valeu a experiencia. 
 Aqui em Miraflores no Parque del Amor, muito bonito, com frases de poetas peruanos, e uma grande escultura em bronze no centro da praça. Além de um jardim muito bonito também. Aliás, o que mais me fascinou por essas bandas, foram os jardins, as praças que os Espanhóis deixaram para os nativos. Algo que eles preservam e mantém sempre limpo, como toda a cidade também, não vi um papel no chão. Um exemplo que deveria funcionar no Brasil. 
 Essa foi uma igreja aleatória que eu encontrei no caminho no centro. Nesse dia eu descobri que aguento caminhar bastante rsrs.. Ao redor desse local existem mais prédios como esse, e alguns deles foram restaurados por dentro e são grandes mercados, que vendem desde perfumes de marca até aparelhos eletrodomésticos. 

Essa praça central tem várias esculturas em bronze fica em frente ao Tribunal da Justiça, e próximo ao Instituto Italiano de Cultura. Dá pra ir andando da Plaza de Armas, mas caminha uns 30minutos.
   Esse é o famoso MaLi (Museu de Arte de Lima), pra ser sincera, esperava muito mais, mas fiquei feliz só em ver o imenso jardim muito bem cuidado, um lago com patos, e uma fonte.
Para entrar no Parque ao redor do Museu não paga nada. Mas para entrar em alguma exposição temporária paga-se 10soles. Eu me informei, e só haviam pinturas quando fui. Meu maior interesse eram esculturas, coisa que não vi em parte alguma do Peru. Nem na Escola de Belas Artes deles, nada. Eles só dão aula de pintura e talha em madeira. 

A cidade de Lima só é interessante no quesito Miraflores e Plaza de Armas, se fugir muito desse circuito não vai encontrar nada demais. Reconheço que não gostei muito por se tratar de uma cidade em tempo integral nublada ao extremo, o que me lembra muito a grande São Paulo. E além das pessoas serem um pouco mais fechadas entre si. 

Eu, graças a Deus, fui muito bem recebida em Lima, peguei muitos táxis logo que cheguei sempre indo ao Centro, e meses depois fui descobrir que não é recomendado uma menina sozinha pegar táxi, já que muitas vezes meninas são estupradas ou mesmo assaltadas
Nessa questão, eu fui bem, claro que no começo eles cobraram 20soles uma corrida de Miraflores até a Plaza de Armas, até eu descobrir que eram apenas 8soles, mas sempre sabendo que eu era brasileira, me perguntavam sobre Pelé ou a Copa do Mundo 2014, e todos se convidavam para se hospedar na minha casa na Copa hahahah.. Vou alugar o Maracanã pra todos esses Peruanos rsrs E os bolivianos também!. rs 

Ressalvando também que o táxi do Aeroporto Internacional de Lima até Miraflores custa entre 30 e 50soles. No meu último dia já sem dinheiro algum, eu consegui por 30soles, e o cara me deixou na porta do lado de fora do aeroporto. 
O que pra mim sem problemas, já conseguia equilibrar os 13kg e mais uns 5kg no mochilão e na mochila menor. Agarrei o primeiro carrinho que vi e joguei as tranqueiras em cima. 
Obs: Negociei com 4 táxis, o último aceitou me levar por 30 soles. 


Barranco: É um bairro famoso pelas baladas, discotecas, e bares. Eu fui só uma vez, e numa balada bem local, nada de estrangeiros por perto. E bom, prefiro a balada de estrangeiros hahah.. visualmente falando. 
Além de tocar uma tal de 'Salsa Eletrônica' que não gostei nem um pouco. Adorooo Eletrônico, mas não com Salsa... 
(Nem bebendo consegui aturar.. rs) 

Pelo que fiquei sabendo:
San Isidro, Miraflores e Barranco são os bairros de ricos. 
Pueblo Libre eu conheci numa única noite que não levei câmera e me arrependi, parece uma cidade dos filmes, com casinhas pequenas uma do lado da outra, sem grades, com jardins enfeitados, ruas perfeitamente  limpas e à noite parece muito simples mas muito segura. 

La Marina é um bairro mais próximo do Aeroporto não tão limpo, mas não por sujeira, mas porque é abandonado, tanto quanto o asfalto antigo quanto de poluição, muitos carros, gente,.. me lembra um pouco a um subúrbio do Rio de Janeiro. 

Eu descobri que é possível conhecer toda a cidade sobre 8 rodas (de patins), com um grupo muito legal que eu conheci na Orla de Miraflores, chamado Roller Street RS, pessoas legais e super receptivas, fazem vários roteiros pela cidade às Terças, Quintas e Sábados, e vão umas 40 pessoas uniformizadas de azul, patinando por toda a cidade. O que pra mim mais parecia um tour!, conheci muito lugar não turístico, e fomos aos extremos, de Mira até La Marina, de Mira até a Plaza de Armas. Existe também até Pueblo Libre. 



Ahh, nos meus últimos dias em Lima, descobri que é muito fácil me locomover de ônibus, só perguntar para onde vai que eles informam qual ônibus de qual cor deve-se pegar, e custa 1,20.S/ vai por toda Av. Arequipa, e pra voltar é o mesmo ônibus. Tranquilo, uns 20 a 30 minutos. 

Eu fiquei hospedada no Pariwana Hostel, pois trabalhei no Pariwana de Cusco, mas acabei largando o trabalho no bar, que para mim já estava me deixando muito cansada, e eu estava de férias, acabei me mudando para o Enjoy Hostel, custava 20.s/ a diaria com café da manhã incluso, dormitório com 8 camas e com banheiro dentro. Muito simples, mas supriu bem minhas necessidades básicas. Wi-fi em todo o hostel, lockers, e perto da onde eu surfava na Makaha (Pukana Surf School) e perto do shopping Larcomar aonde eu encontrava os patinadores. Um pouco longe do mercado, mas tem algumas mercearias nas ruas próximas e lavanderia. Deu pro gasto. 


                                                                 
                                  Uma praia bem próxima a Makaha - Agosto/2012 - Olha o frio!! (12ºC)