Cerimônia do Solsticio de Inverno :
Inti Raymi (em quéchua, "Festa do Sol") - Festival religioso incaico em homenagem a Inti, Deus-sol. Marca o solstício de inverno do hemisfério sul nos Andes. O local de realização da cerimônia é a fortaleza de Sacsayhuáman, no dia 24 de Junho de cada ano.
O que dizer do Festival Inti Raymi, muito legal! Vale a pena ver pelo ritual de tantas pessoas que foram reunidas para uma grande encenação para Cusqueños e Turistas.
Em termos de como chegar lá e etc, acho desnecessário pagar algum tipo de empresa para levar turistas até o evento, já que essas empresas cobram alguns soles num serviço ruim que oferece uma sombra ou nao em um morro do outro lado de Sacsayhuoman, que mal dá para ver alguma coisa, e são aproximadamente 3hs de evento. Então prepare-se, para chegar lá tem que ir de taxi autorizado ou a pé desde Qorikancha (Templo do Sol) até Sacsayhuoman, os atores caminham cerca de 2km até o destino final.
Existe também a opção de pagar em torno de US$ 100 para sentar nas arquibancadas de frente para a cerimônia, dentro do sítio arqueológico. Deve-se comprar com antecedência.
No meu caso fui de táxi, entrei por trás do evento, com umas centenas ou milhares de pessoas, barracas de muitos tipos de comida, bebida, antichucho, e tudo mais. E gente para todos os lados. Para entrar chegando com 2hs de antecedência foi razoavelmente tranquilo, para sair e ir ao banheiro, não foi nada legal. As pessoas bem impacientes porque você está passando na frente delas, começam a tacar qualquer coisa na sua cabeça para você sair da frente. Como se fosse adiantar algo, já que pra sair é muito difícil, muita gente amontoada. E também quando se consegue sair tem que ir embora de uma vez, não tente voltar para o evento. Vai ser impossível.
É o tipo de experiência para ir uma vez na vida, e tá bom demais!.